Fica cada vez mais difícil ignorar a crescente tendência do marketing digital, que conquista cada vez mais espaço no mercado. Além de ser uma forma barata e fácil de divulgar o seu negócio, também é a melhor forma de encontrar seu público: de acordo com uma pesquisa promovida pela agência We Are Social e pela plataforma Hootsuite, foi constatado que o brasileiro passa mais de 9 horas por dia na internet. Dessas, mais de 3 horas são gastas apenas em redes sociais.

As redes sociais são plataformas poderosas para atingir e fidelizar o seu público, mas também para atrair novos clientes. Quando utilizadas de forma estratégica, elas podem alavancar sua empresa e trazer grande reconhecimento. Por isso, reunimos aqui algumas dicas para você aplicar nas redes sociais do seu negócio.


1 – Crie uma presença online

Os usuários, tanto os que já são clientes quanto os que ainda não são, querem ver conteúdo. Você precisa oferecer motivos para que as pessoas acompanhem as suas redes sociais, e a melhor forma de fazer isso é criando um conteúdo interessante para oferecer a eles. Por exemplo: se você é dono de uma hamburgueria, use seu perfil para divulgar fotos dos seus lanches, das novidades e promoções que estão rolando. Isso vai deixar os usuários com vontade de experimentar o seu produto, além de querer acompanhar a sua página para ficar sempre por dentro do que está acontecendo.

2 – Mantenha a frequência das publicações

De nada adianta ter um conteúdo legal e vários seguidores, mas só atualizar as redes sociais a cada três meses. Isso dá brecha para que o seu concorrente tome o seu lugar e os seus clientes. Além disso, a maioria das redes sociais possuem algoritmos em que, quanto menor a frequência das suas publicações, menor a quantidade de pessoas que receberão suas publicações na página inicial delas. Ou seja, ficar muito tempo afastado das redes sociais vai fazer com que pouquíssimas pessoas recebam notícias do seu negócio.

3 – Interaja com os seus seguidores

Por fim, uma dica importante a ser seguida é: interaja com aqueles que interagem com você. Não importa o tamanho da sua página, é essencial conversar com os seus seguidores, mostrar a eles que a sua marca é acessível e que ela se importa com os clientes. Curtir e responder os comentários, utilizar as histórias do Instagram para republicar fotos e vídeos dos seguidores, entre outras, são formas de se aproximar do público. Criar um vínculo emocional entre a marca e o cliente é o que vai fidelizar o cliente, que vai fazer com que ele escolha a sua marca e não a sua concorrência.