Não é novidade pra ninguém que hoje as redes sociais fazem parte da nossa vida (62% dos brasileiros são ativos nas redes sociais), seja por diversão, pra se conectar e rever amigos e até mesmo pro trabalho! Isso mesmo, algumas marcas usam o Instagram pra aumentar sua visibilidade, pra trazer mais resultados e, o melhor, com quase nenhum custo.

Um estudo, realizado pela empresa de análise e desempenho de marketing digital Socialbakers, realizado em 2018 mostrou que o Instagram é a rede social de maior engajamento, frente até mesmo do Facebook, rede social mais acessada do Brasil.

O Instagram é uma das redes sociais em maior ascensão hoje em dia. Para quem não conhece (acho que todos devem conhecê-lo, ou, ao menos, ter ouvido falar) o Instagram (ou Insta, pros mais íntimos) é uma rede social baseada em conteúdo multimídia (fotos e vídeos) através dos perfis é possível postar fotos e vídeos, seguir os amigos e estar sempre conectado com o que está acontecendo na sua região.

Por conta da popularidade da rede, muitas marcas (de pequenas até grandes) estão usando o Instagram pra divulgar seus produtos/serviços.

Mas, afinal, como devo fazer isso? Separamos algumas dicas importantes pra você que sempre teve curiosidade de fazer algo diferente no Instagram ou até mesmo começar a sua conta!


1 – Publique conteúdo relevante

Seu público quer consumir conteúdo relevante sobre a sua marca, eles querem saber o seu posicionamento, querem entender o comportamento da marca, como ela se relaciona com o público e qual o lado humano.

2 – Interaja com seu público

Perfis com muita relevância dentro da rede são aqueles que tem uma interação muito grande com seus seguidores (pessoas que seguem os perfis), seja através de enquetes no Story, seja através de promoções dentro do perfil.

Esteja atento e descubra o que o seu público procura

3 – Aprenda a usar as hashtags a seu favor!

A principal forma de encontrar conteúdo pelo Instagram é usar as hashtags, que são palavras seguidas do sinal “#”, se você quiser ser encontrado saiba usar as hashtags relacionadas ao seu conteúdo e também a sua localização.
Ao postar a foto de uma promoção, você pode combinar as hashtags com o nome do prato e a localização do seu restaurante, como no exemplo abaixo:

#promoção #hamburguer #araçatuba

Os usuários do Instagram que estiverem procurando por promoções de hamburguer em Araçatuba irão encontrar a sua postagem através das hashtags! Mas, cuidado pra não exagerar e fazer o uso inadequado.

4 – Faça enquetes sobre seus pratos novos no Story

O Story é um formato de publicação, em que o conteúdo publicado (seja foto ou vídeo) fica disponível durante o período de 24 horas.

É possível realizar enquetes no Story, assim você pode colher feedback dos clientes sobre algum prato recém lançado ou medir a popularidade de outro já presente no cardápio.

Exemplo de uso de enquetes no story. Foto: Divulgação/Instagram

5 – Faça postagens mais “descontraídas” em seu story

Por ter um formato um pouco diferente, muitas empresas utilizam o story pra interagir melhor com seus clientes e uma das formas dessa interação é com conteúdo descontraído.

Uma dica é postar os “bastidores” do seu restaurantes, contar um pouco a história das pessoas que trabalham ali e “humanizar” a sua marca.

6 – Faça ações “relâmpago” no story

Mescle ações de descontos com interações dos clientes, faça ações de última hora onde os clientes devem interagir com o conteúdo publicado e que tem um prazo de duração mais curto, assim cria-se o senso de urgência e eles estarão sempre atentos as suas publicações.

O importante é: interaja e ouça seus seguidores!